Renato de Oliveira Resende

Laboratório de Virologia Vegetal

rresende(at)unb.br

55 (61) 3107-2979

Renato Resende é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1982), mestrado em Agronomia (Cultura de Tecidos) na Universidade Federal de Lavras (1985) e doutorado em Virologia – na Wageningen Agricultural University, Holanda (1993), com tese em “Defective Interfering RNAs of Tospoviruses”. Pós-Doutorado no Conselho Superior de Investigaciones Científicas - CSIC, Espanha, Estação Experimental La Mayora, com um projeto na área de mecanismos de resistência à vírus de plantas e pós-doutorado no Istituto per la Protezione Sostenibile delle Piante-CNR Turim, Itália, visando a produção de clones infecciosos de tospovírus. Começou sua carreira, como pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, onde trabalhou de 1985 a 1993 na área de resistência da cultura de batata a infecções virais. Ingressou na Universidade de Brasília (UnB) em 1993, onde atualmente é Professor Titular em Biologia Celular e Virologia. Tem experiência em vírus vegetais e biologia molecular de vírus. Na área científica, atua como coordenador do Grupo de Pesquisa em Virologia de Plantas. Suas linhas de pesquisa concentram-se na caracterização e diversidade viral, métodos de detecção de vírus, controle viral através de resistência genética e transgênica e interação vírus / hospedeiro. Coordena vários projetos de pesquisa de cooperação nacional e internacional. Atua como professor e orientador nos programas de pós-graduação em Biologia Molecular (conceito 6) e Fitopatologia (conceito 5) da Universidade de Brasília.