Luis Henrique Ferreira do Vale

Núcleo de Proteômica

luisvale(at)unb.br

55 (61) 3107-3097

O Professor Luis Henrique Ferreira do Vale possui bacharelado/licenciatura em ciências biológicas e mestrado em genética e bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutorado pela Pós-Graduação em Biologia Molecular do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília. Devido ao mestrado possui experiência em pesquisa na área de fitoquímica e toxinologia, com ênfase em farmacognosia e química de proteínas. No doutorado desenvolveu pesquisas que envolvem estudos proteômicos e enzimológicos em fungos filamentosos, adquirindo experiência em biologia de micro-organismos, microscopia eletrônica e confocal, eletroforese bidimensional-DIGE, espectrometria de massas MALDI TOF/TOF e LC-MS/MS (bottom-up shotgun proteomics). Durante 2 anos foi pesquisador de pós-doutorado pelo CNPq na área de Biotecnologia em top-down proteomics no Kelleher Research Group - Proteomics Center of Excelence, Departments of Chemistry and Molecular Bioscience - Northwestern University - Evanston - IL - USA, no qual adquiriu treinamento em top-down proteomics, com ênfase em estudos de complexos proteicos, especialmente de forma nativa. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Biologia Celular do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília. Sua linha de pesquisa atual recai sobre a investigação de proteomas de fungos filamentos e bactérias produtoras de aminoácidos especialmente via espectrometria de massas top-down.