O Departamento de Biologia Celular (CEL) foi criado em 1970 e é o maior dos departamentos do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB), sendo constituído por 44 docentes doutores e um corpo de 16 servidores técnico administrativos. O CEL oferece várias disciplinas para os cursos de graduação de Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Química e Veterinária. Além disso, são oferecidos estágios supervisionados que permitem aos alunos ter contato desde cedo com o estado da arte da pesquisa. O CEL também abriga os programas de pós-graduação em Biologia Molecular (PPGBioMol) e em Biologia Microbiana (PPGBM), ambos com cursos de mestrado e doutorado bem avaliados pela CAPES. Desde sua fundação, o CEL dedica-se intensamente à pesquisa científica em diversas áreas do conhecimento como biofísica, biologia molecular, bioquímica, imunologia, microbiologia, química de proteínas e virologia. Estas atividades são desempenhadas nos laboratórios do CEL que contam com uma excelente infra-estrutura, permitindo estudos multidisciplinares em proteômica, genômica funcional, enzimologia, estrutura e função de biomoléculas e ultraestrutura celular aplicadas a diversos sistemas biológicos. Estas pesquisas se beneficiam de colaborações nacionais e internacionais, numa filosofia integradora, que trazem ao CEL um ambiente multicultural muito apreciado.